O grande sucesso deste games que levam os aspirantes a estrelas do rock vem deflagrando uma onda deste tipo de jogo musical.
A produtora de games que criou os dois primeiros jogos do titulo “Guitar Hero”, chamada Harmonix, que produziu para Activsion e agora esta em trabalho na série  “Rock Band” da MTV Games, agora no seu novo projeto ira incluir instruções musicais.
 
Com um novo modo “Pro” introduzido em seu novo game que será substituir o sistema de jogo baseado em acompanhamento de ritmo das canções para uma nova técnica de musica real, com os instrumentos de teclado, bateria e guitarra.

“Oferecendo instruções específicas para cada instrumento sobre temas que vão desde o posicionamento das mãos à formação de acordes, o ‘Rock Band 3’ permite aos jogadores interessados começarem a adquirir técnicas musicais reais, ao mesmo tempo em que se divertem,” disse Alex Rigopoulos, presidente-executivo e co-fundador da Harmonix.

“Trabalhamos com a (fabricante de guitarras) Fender e com o Berklee College of Music para ajudar a reforçar e validar nosso trabalho”, acrescentou.

O novo game também ira permitir o uso de três pratos adicionais na bateria e também adiciona um teclado á banda e com novos controladores de guitarra que vão funciona iguais as reais.

A Fender uma das empresas mais conceituadas na produção de guitarra esta em parceria com a Harmonix para produzir um controle que também seja uma guitarra real e com isso permitindo os jogadores conectá-las em um amplificador e acompanhe o jogo.

A Seven45 Studios, uma nova produtora de videogames, está introduzindo mais que um joystick em forma de guitarra real, com “Power Gig: Rise of the SixString”.

Além de servir como controle também para “Rock Band” e “Guitar Hero”, o novo joystick vem com um jogo próprio, acompanhado de 70 canções.
“Como o controle de guitarra do ‘Power Gig: Six String’ é um instrumento real, funcional, ele não só parece mais verdadeiro nas mãos do jogador como permite que ele se acostume a sentir as cordas sob os dedos e a sustentar o peso de uma guitarra de verdade”, disse Bernard Chiu, presidente-executivo e do conselho da Seven45 Studios.

“Ao jogar no ‘Chording Mode’, o usuário terá de tocar os acordes reais de cada canção e, por isso, quando o jogo for desligado, terá aprendido fundamentos de guitarra, enquanto aprende a dominar o jogo”, explicou.