[Lista] 5 Filmes Essenciais de Kung Fu

Filmes de Kung Fu

Venho aqui para mais uma lista da série “5 filmes”, e dessa vez o foco são os filmes de Kung Fu, entenda esse como um gênero, justamente para abranger suas vertentes e ramificações e derivados. Como o Jeet Kune Do e Wing Chun dentre tantos outros, para evitar muita segregação.

Como de praxe, vou evitar ao máximo soltar algum spoiler.

O Mestre Invencível (Drunken Master/Jui Kuen – 1978)

Hoje tão conhecido por misturar humor com artes marciais, Jackie Chan estrela esse clássico dos filmes de Kung Fu na pele de um praticante do chamado “punho bêbado”, filme justamente que fundamentou sua marca, a técnica da embriagues chama muito a atenção até mesmo pela habilidade de Chan com destaque para as coreografias de luta sensacionais.

O Templo de Shaolin (The Shaolin Temple/Shao Lin Si – 1982)

Outro grande expoente das artes marciais no Cinema é sem dúvida Jet Li, nesse drama histórico ele interpreta um descuidado discípulo de um templo shaolin que busca o aprendizado das artes de luta ao passo que se vê envolvido nas questões políticas locais, as abordagens filosófico/culturais da época são bem enfáticas no roteiro do filme, traduzindo os dilemas morais daquele tipo de pessoa da época.

The Iron Fisted Monk (San De huo shang yu Chong Mi Liu – 1977)

Talvez Sammo Hung seja o mais desconhecido dos lutadores nos filmes, uma injustiça para com ele, uma vez que ele é um dos maiores produtores de filmes de artes marciais da China, além de produzir e atuar, ele dirige e é roteirista de inúmeros filmes, tendo atuado e produzido mais de 170, e nesse ele traduz mais uma vez as mitologias das artes com bastante pitadas de comédia.

O Grande Mestre (Ip Man – 2008)

Baseado na vida e obra de Ip Man, O Grande Mestre conta a trajetória do criador do estilo Wing Chun, estrelado por Donnie Yen essa semi biografia do que seria futuro mestre de Bruce Lee, explora as questões de como as artes marciais colaboraram para proteger a cultura milenar chinesa das invasões ocidentais, nesse que é um dos maiores expoentes dos filmes de lutas atualmente.

Operação Dragão (Enter the Dragon – 1973)

E para finalizar, não poderia deixar de ser com o maior nome das artes de luta no Cinema do mundo, Bruce Lee estrela Operação Dragão, um filme que serviu de referencia para centenas de cineastas posteriores, Lee fundamenta a filosofia de luta Jeet Kune Do e presenteia os fãs de filmes de Kung Fu com esse clássico dirigido por Robert Clouse, não podendo deixar de mencionar a participação sensacional do ator Jim Kelly.

Related Post

About Victor Magalhães 25 Articles
Formado em Ciências Contábeis, mas atuando na área financeira, atualmente estuda Direito, viciado em comprar livros (mesmo sabendo que talvez não vá ler rs), cinéfilo, gamer, aspirante a crítico de cinema, apreciador de séries e desenhos, pode ser encontrado facilmente pelos melhores bares da cidade.

Leave a Reply